A Cabeça Satânica

A cabeça satânica é um fantasma do folclore brasileiro, é um mito difícil de determinar em que época surgiu no Brasil. É pouco conhecido no Nordeste do Brasil, apesar de aparentemente ser originário desta região. É relatado nas regiões agreste e sertão, sendo pouco conhecida nas capitais. É mais comum em Pernambuco onde há maior número de relatos. Pode estar relacionado com o mito Europeu do Lobisomem e certamente tem raízes portuguesas.

A lenda diz que se ela se detém em frente à alguma casa, nas noites de suas aparições, então é quase certo que uma pessoa ali residente morrerá ou irá contrair uma doença grave, a não ser que um padre reze uma missa e exorcize o local, ainda os moradores terão que realizar uma novena, para se livrarem do mal.

Mas, a tradição mais comum a descreve, como a cabeça do próprio demônio, que sai em noites, não importa se de escuridão total ou de lua, a perseguir andarilhos noturnos. Há uma tradição que diz que ela se apresenta à jogadores que passam as noites em casas de jogo, ao voltarem para casa de madrugada, ou à pessoas não justas que perambulam pela madrugada.

Descrevem-na como uma cabeça gigante, com cabelos e olhos de fogo, a gargalhar de forma terrível, espalhando pavor e pânico nas paragens onde passa. Para se proteger dela, devem as casas ter uma cruz benta de palha, presa do lado de fora da porta. Ela assim mesmo, chega às portas das casas, e pode-se ouvir e sentir seu horrível hálito atravessando as frestas das portas. Nessas horas, deve o morador se agarrar com um terço bento e de forma alguma abrir a porta.

É um mito muito antigo que certamente remonta à época da colonização do interior do Brasil, e é mais comum no Nordeste. Como existem vários relatos de aparições, as histórias podem variar de um local para outro.

Os relatos são assustadores. Ora descreve-se como a cabeça de uma pessoa, de cabelos compridos, olhos arregalados e amedrontadores, com um grande sorriso na face, a se deslocar rolando ou saltitando pelo chão.

Uns a descrevem como a cabeça de um cangaceiro, de feições rudes e sempre com um sorriso à contemplar quem com ela se depara. Pode surgir de repente com se fosse uma pessoa comum. Esta sempre aparece de costas para a pessoa, sempre tarde da noite, em lugares onde há pouca luz. Então aquela pessoa taciturna, de repente, se desfaz caindo no chão e aí surge a assustadora cabeça rolante.

Há relatos que a descrevem como sendo uma cabeça conduzida numa das mãos, a segurá-la pelos cabelos, por outro ser fantástico, que a solta quando se defronta com alguém para que esta possa perseguir a vítima.

É uma entidade tão temida pelos habitantes das regiões mais remotas, que a simples pronúncia do seu nome, é evitada por todos. Mesmo quanto estão a conversar sobre assombrações, evitam pronunciar tal nome, pois associam o mesmo a encarnação viva do próprio demo, e dizem que basta que ela toque em alguém para que a pessoa adoeça e morra. É portanto sinal de agouro, quando ela corre noites afora, e de repente de detém diante da casa de alguém.

Éssa sem dúvidas é uma lenda bem interessante apesar de ser uma coisa meio absurda e completamente surreal eu não tenho nem uma piadinha sem graça pra fazer, mas fico pensando sera q existe algum corpo satânico por ai!? toda cabeça já teve um corpo algum dia! tudo que sei é que não gostaria de encontrar este ser e se algum dia eu encontrar e ela me atacar eu juro que antes de eu morrer deixo ela com traumatismo craniano! ela vai tomar a maior bicuda da existencia dela! :P
espero q tenham gostado dessa lenda um abraço a todos, visitem a categoria lendas.

Comentários